Concurso de ideias pela sustentabilidade

"Participar para Agir"

Os objetivos do projeto

- Estimular o interesse por desenvolver atividades e ou atitudes ambientalmente mais sustentáveis. - Promover a intervenção ativa dos jovens na sensibilização da comunidade para adoção de comportamentos de poupança de recursos naturais. -Potenciar a responsabilidade ambiental e social dos indivíduos e organizações. - Sensibilizar para a redução dos resíduos e reutilização de materiais.

Centro Escolar da Nossa Sra. do Pranto (ex EB1) | Ílhavo

Descrição

Este projeto pressupõe mudança de atitudes quer em casa quer no espaço escolar, sendo a sensibilização feita pelas crianças, nas famílias, mais eficaz. A partir de actividades lúdicas/pedagógicas, os alunos assumem responsabilidades que transmitem com empenho, cumprindo-as e divulgando-as. Neste sentido o projecto contempla a reutilização de materiais que toda a comunidade guarda, diminuindo os resíduos para a decoração de diversos trabalhos no âmbito da comemoração de épocas festivas e dias assinaláveis (São Martinho, Logotipo do Eco-escolas, Natal, Carnaval, Páscoa, Dia da Biodiversidade, Dia da Terra...). Integrando conteúdos curriculares, a construção de uma árvore gigante com dobragens de várias espécies animais e vegetais é mais uma actividade que envolve toda a comunidade educativa. A criação de uma "Brigada Verde" para supervisão dos espaços escolares e registo dos resíduos encontrados e elaboração de um inquérito pelos alunos e sua aplicação a cerca de 500 famílias, pretende alterar atitudes e comportamentos em casa relativamente à água, energia e resíduos. Recorrendo à Câmara Municipal realizar-se-á uma palestra a toda a comunidade educativa acerca do tipo de construção e equipamentos do edifício escolar uma vez que, foram tidas em conta, condições de sustentabilidade ambiental. Como forma de avaliar a implementação deste projecto proceder-se-á a uma Auditoria/levantamento dos resultados obtidos nas atividades desenvolvidas.

Envolvimento dos alunos

Os alunos da Brigada Verde, oito rotativamente, monitorizam os espaços da escola, a fim de assegurar a correta utilização dos ecopontos por parte da comunidade educativa. Todos os alunos (cerca de 240) elaboram perguntas para um inquérito no âmbito da problemática dos resíduos, água e energia e aplicam-no a famílias. Todas as turmas, dez, elaboraram símbolos, cartazes decorativos com materiais reutilizáveis. Todos os alunos participam na elaboração de dobragens e montagem da árvore da biodiversidade. Toda a comunidade educativa assiste a palestra informativa pela câmara Municipal acerca da construção e equipamentos do edifício.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 1º Ciclo.

1 1 2 3 4 5

Ações/Atividades

Comemoração do São Martinho reutilizando revistas para execução de cartuxos para as castanhas. Decoração de símbolos alusivos a épocas festivas e dias assinaláveis (Logotipo do Eco-Escolas, Natal, Carnaval, Páscoa, Dia da Biodiversidade, Dia da Terra...) com materiais reutilizáveis. Criação da "Brigada Verde" para supervisão dos espaços escolares, registo dos resíduos encontrados e chamadas de atenção aos colegas através de mensagens deixadas em locais de grande visibilidade. Elaboração de um inquérito pelos alunos e sua aplicação a cerca de 500 famílias sobre atitudes e comportamentos que se têm em casa relativamente à água, energia e resíduos. Proposta de adoção de um comportamento de economia sobre um destes temas. Auditoria/levantamento dos resultados obtidos após a aplicação de inquérito e sugestões. Palestra pela Câmara a toda a comunidade educativa acerca do tipo de construção e equipamentos do edifício escolar uma vez que, foram tidas em conta, condições de sustentabilidade ambiental. Construção de uma árvore gigante com dobragens de várias espécies animais e vegetais envolvendo toda a comunidade educativa.

Recursos

Câmara Municipal de Ílhavo, Associação de Pais, Professores, Auxiliares de Educação e Encarregados de Educação

Calendarização

Ao longo do ano letivo.

Fase em que se encontra

O projeto está a meio do seu desenvolvimento.

Publicado por: Centro Escolar da Nossa Sra. do Pranto (ex EB1)

avatar

Professor coordenador da ideia: Cláudia Reigota e Conceição Afonso