Concurso de ideias pela sustentabilidade

A Pegada das famílias venadenses

Os objetivos do projeto

-Calcular a pegada ecológica dos agregados familiares da escola. -Informar através de uma mini-conferência a comunidade escolar dos resultados obtidos. -Sensibilizar a comunidade local para a mudança de atitudes de modo a reduzir a sua pegada ecológica.

Escola EB1 de Loução - Venade | Caminha

Descrição

Ao longo do 1.º período os alunos(Brigada das Pegadinhas) fizeram uma pesquisa sobre " O que é a Pegada Ecológica?", "Como se calcula?" e formas de a reduzir. Após a pesquisa elaboraram um questionário que, no mês de janeiro, distribuíram pelos agregados familiares. Com as respostas obtidas cada aluno calculou a pegada ecológica da sua família. Um grupo de alunos fez uma análise estatística de todos os dados recolhidos e preparou um PowerPoint. No dia 11 de abril, apresentou, através de uma mini-conferência, os resultados à comunidade escolar. Após análise dos dados, os discentes verificaram que a média da pegada ecológica das suas famílias era enorme devido ao fato de a maioria não fazer reciclagem. Ação de sensibilização por parte dos alunos: preparar um panfleto informativo sobre esse tema e distribuí-lo pelas famílias e comunidade local; elaboração e organização de uma exposição sobre recolha de resíduos no seu concelho e freguesia.

Envolvimento dos alunos

O envolvimento dos alunos foi de 100%. Visto terem sido eles a preparar e a executar todo o projeto.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 1º Ciclo.

1 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Ações/Atividades

-Pesquisa sobre o tema “Pegada ecológica”. -Elaboração de um questionário para calcular a pegada ecológica das famílias. -Cálculo da pegada ecológica de cada família. -Análise estatística dos resultados. -Organização de uma mini-conferência. -Elaboração de um PowerPoint para apresentar na mini-conferência. -Elaboração de um panfleto informativo sobre o tema “Reciclagem”. -Organização e elaboração de cartazes para a exposição sobre os resíduos e respetiva recolha a nível do concelho e da freguesia. -Mini-conferência para a comunidade escolar. -Exposição para a comunidade escolar.

Recursos

• Recursos Humanos: alunos, professores, auxiliares de ação educativa, pais, membros da autarquia e elementos da comunidade. • Recursos Materiais: material de suporte pedagógico existente na escola e outros da autarquia (dados sobre quantidade de resíduos recolhidos no concelho de Caminha). Os alunos utilizaram livros da biblioteca escolar, manuais escolares e outros; jornais, revistas, informação adquirida através da internet, máquina fotográfica e de filmar, vídeo, computadores e impressoras. • Recursos Logísticos: os alunos utilizaram os espaços adequados às atividades curriculares e extra curriculares.

Parcerias

Município de Caminha Junta de freguesia de Venade Comunidade educativa

Calendarização

De outubro a abril.

Fase em que se encontra

O projeto está concluído.

Custos previstos

30 euros em fotocópias tamanho A3 para a exposição 10 euros em tintas de guache 4 euros numa rema de papel reciclado

Formas de financiamento previstas

Este projeto foi financiado pela horta biológica da escola: o composto para adubo é trazido pelos alunos (pois a escola não dispões de cantina); as hortícolas colhidas são anualmente vendidas na feira semanal da vila de Caminha; a verba conseguida garante cada plantação anual; a verba cobre custos de materiais para a elaboração de projetos. A horta biológica é, deste modo, uma horta sustentável.

Publicado por: Escola EB1 de Loução - Venade

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Professor coordenador da ideia: Maria de Fátima Cancela Fernandes