Concurso de ideias pela sustentabilidade

EcoTeen

Os objetivos do projeto

- Estimular o interesse e a criatividade dos jovens, na busca de soluções mais sustentáveis através da sua participação ativa; - Promover hábitos de cidadania ativa, tornando os jovens interventivos no que respeita à necessidade de contribuir para um mundo mais sustentável; - Tornar os alunos mais conscientes do seu papel na comunidade educativa e na sociedade; - Contribuir para uma mudança na comunidade educativa a nível de consciências, atitudes e hábitos de consumo.

Escola Básica Elias Garcia | Almada

Descrição

O projeto visa envolver os alunos na criação e divulgação de vários recursos com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade para questões como o ambiente e a sustentabilidade, contribuindo para a criação de hábitos de consumo sustentável. Ao longo do projeto os alunos criarão os referidos recursos, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação e serão responsáveis pela divulgação dos mesmos em diversas redes sociais. Para além da divulgação dos trabalhos, os alunos procurarão também, recorrendo a ferramentas web 2.0, obter a participação dos outros alunos da comunidade escolar. O projeto será também divulgado na escola, quer através da elaboração de cartazes de sensibilização e divulgação da presença do EcoTeen nas redes sociais, quer através da divulgação de apresentações eletrónicas sobre esta temática em locais estratégicos da escola (procurando-se, assim, reduzir ao máximo a utilização do papel como veículo transmissor de informação e privilegiando-se o formato digital). As diferentes ações serão publicadas online podendo ser consultado como ponto de partida o site http://about.me/eecoteen

Envolvimento dos alunos

Os alunos participarão de forma ativa no projeto sendo responsáveis pela criação dos recursos e divulgação dos mesmos.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

1

Ações/Atividades

1. Realização de apresentações sobre: - Consumo sustentável - Formas de economizar… - As energias renováveis - Como contribuir para um melhor ambiente - Construir um mundo mais sustentável 2. Criação de um perfil em diferentes redes sociais e divulgação dos trabalhos realizados. As diferentes ações serão publicadas online podendo ser consultado como ponto de partida o site http://about.me/eecoteen

Recursos

Máquina fotográfica, máquina de filmar, scanner, tripé, computadores, internet, impressora, papel, tinteiros.

Parcerias

Este projeto não tem parcerias de momento. Prevê-se a sua continuidade no próximo ano letivo e pretende-se, como forma de apoio e financiamento extra para aquisição de materiais, nomeadamente uma máquina fotográfica digital, uma máquina de filmar digital, um tripé, uma impressora e um scanner, o estabelecimento de parcerias com órgãos / entidades que possam contribuir financeiramente para a aquisição destes materiais que se afiguram indispensáveis para o desenvolvimento do projeto.

Calendarização

Início em Março de 2013 Término em Junho de 2013 Nota: Pretende-se que este projeto tenha continuidade no próximo ano letivo.

Fase em que se encontra

Atualmente estamos na fase de seleção e publicação dos recursos elaborados.

Custos previstos

Ano letivo 2012/2013: 70€ para tinteiro e papel.

Formas de financiamento previstas

A Direção da escola apoiará os custos

Publicado por: Escola Básica Elias Garcia

avatar

Professor coordenador da ideia: Francisca Soares e Helena Santos