Concurso de ideias pela sustentabilidade

Ecoegas em ação - Formando Ecobrigadas para formar os cidadãos de amanhã

Os objetivos do projeto

- Desenvolver a consciência ecológica de cada cidadão; - Sensibilizar a comunidade para a manutenção dos espaços escolares; e respetiva valorização; - Fomentar hábitos de reciclagem e de preservação do ambiente; - Sensibilizar para a separação dos resíduos e respetiva reutilização.

Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz (Sintra) | Sintra

Descrição

As ecobrigadas da Escola Básica 2,3 Prof. Egas Moniz têm por missão responsabilizar os colegas pela preservação do meio envolvente, de forma a desenvolver a consciência ecológica de cada cidadão. Pretendem implementar várias ações de sensibilização junto dos seus colegas e promover atitudes ecológicas.

Envolvimento dos alunos

Os alunos irão constituir brigadas de limpeza que para além de criar diversos pontos de reciclagem, irão procurar sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

Ações/Atividades

- Colocar nas diversas salas caixotes de reciclagem ; - Colocar recipientes em diversos pontos da escola com vista à recolha de tampas, rolhas, tinteiros, cápsulas; - Criar cartazes / panfletos com vista a sensibilizar a comunidade escolar da necessidade de reciclar;

Recursos

Humanos: Professores, alunos, assistentes operacionais Materiais: caixotes do lixo para separação do lixo e para a recolha de materiais como tampas, tinteiros,cápsulas e rolhas; coletes, T-shirt ecobrigadas, luvas, pá, vassouras

Parcerias

Junta de Freguesia de Massamá Encarregados de Educação

Calendarização

De abril a junho

Fase em que se encontra

No início

Custos previstos

A cargo da junta de freguesia, escola

Formas de financiamento previstas

Junta de freguesia e escola

Publicado por: Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz (Sintra)

avatar

Professor coordenador da ideia: Victor Medinas