Concurso de ideias pela sustentabilidade

( Largar de fazer LIXO ) ... No Largo.

Os objetivos do projeto

-Fomentar boas práticas ambientais. -Sensibilizar/educar as crianças, educadoras, assistentes operacionais famílias e comunidade em geral para a preservação do meio ambiente. -Estimular o interesse das crianças, através da participação ativa em ações de preservação ambiental; - Sensibilizar as comunidade educativa e comunidade em geral para a importância da separação dos resíduos; - Promover a responsabilidade pela manutenção de um espaço verde e de lazer comum a uma determinada população;

Jardim de infância de Feira Nova | Trofa

Descrição

Os resíduos não vão por modo próprio para os espaços públicos. Participar na manutenção e limpeza de um espaço verde a cargo da Autarquia e dinamizar uma equipa de voluntários que em conjunto, com as crianças, ao longo do ano letivo, participem na gestão da sua sustentabilidade. Importa sensibilizar a comunidade educativa e população em geral, e educá-las no sentido da manutenção asseada dos espaços verdes comuns, pois estes proporcionam-nos uma vida mais saudável. Perspetivamos percorrer o espaço publico em questão e recolher todos os resíduos que encontremos para procedermos posteriormente à sua separação nos ecopontos que encontram em frente ao jardim de infância. A brigada verde para além dos elementos da comunidade escolar, espera angariar muitos Voluntários que ajudaram a limpar o Largo do Feira Nova, numa mobilização, que se pretende ser mais pedagógica e abrangente, na recolha de resíduos colocados ilegitimamente nos espaços públicos.

Envolvimento dos alunos

Equipa de limpeza com um número de três elementos, mais um elemento voluntário, de entre as famílias, associação de pais, autarquia, docentes, assistentes operacionais, comunidade em geral. Estes em duas sextas-feiras de cada mês e devidamente identificados com um colete onde consta o dístico de identificação nas costas "BRIGADA VERDE", e vassouras tradicionais, ecologicamente concebidas a partir das técnicas artesanais e ancestrais de produção de vassouras, vão percorrer o largo do Feira Nova e recolher todos os resíduos que encontrem e proceder posteriormente à sua separação nos ecopontos em frente ao jardim de infância. Desenvolveram em parceria com a autarquia, também ações de promoção e diversificação da biodiversidade existente no local.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Jardim de infância.

1

Ações/Atividades

-Limpezas periódicas -Observar e identificar a flora e fauna do local, - Providenciar a sementeira de ervas aromáticas, alfazema e alecrim; - Colocação de ninhos e comedouro para aves, feitos com material reciclado.

Recursos

Humanos: Educadoras, crianças, assistentes operacionais, pais e família da comunidade. Materiais: Sacos do lixo, contentor do lixo, plantam, adubo orgânico, sachos, enxadas, tesoura de poda, vassouras de jardim, etc…

Parcerias

Famílias, Associação de Pais, Elementos da Comunidade Local, Junta de Freguesia.

Calendarização

Fevereiro: criação da BRIGADA VERDE. Março até final do ano letivo: desenvolvimento das atividades de sensibilização.

Fase em que se encontra

Desenvolvimento das diversas atividades de sensibilização.

Custos previstos

20 euros

Formas de financiamento previstas

Associação de Pais

Publicado por: Jardim de infância de Feira Nova

avatar

Professor coordenador da ideia: Matilde Neto