Concurso de ideias pela sustentabilidade

“Vamos reciclar…plantar…cuidar…para as crianças no jardim de infância brincarem”

Os objetivos do projeto

Desenvolver uma consciência ecológica que privilegie a conservação da natureza e o reaproveitamento das suas matérias‐primas e dos espaços degradados. Conseguir mudanças qualitativas nas atitudes e comportamentos da comunidade no que se refere à proteção ambiental. Contribuir para a formação de crianças críticas, capazes do exercício de uma cidadania participativa, esclarecida e informada, envolvendo as crianças na procura de soluções concretas para alguns problemas ambientais e locais identificados. Fomentar, enquanto condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui; Aumentar a motivação dos vários intervenientes do sistema educativo é outro, não menos importante, propósito deste projeto.

Escola Básica de Pessegueiro do Vouga | Sever do Vouga

Descrição

Nos últimos três anos temos vindo a tomar consciência do local onde nos encontramos. Um sítio muito bonito, com espaços exteriores muito degradados (exteriores ao edíficio da escola e exterior à escola). Assim iniciámos um trabalho árduo com a autarquia, junta de freguesia, agrupamento de escolas, associação de pais e comunidade. Com ajuda de todos e a persistência das educadoras, o trabalho das crianças das assistentes operacionais e de todos os parceiros temos alterado o espaço exterior, embelezando-o de forma natural, tendo sempre em atenção o ambiente e proporcionando às crianças vários espaços alternativos para usufruirem nos tempos livres. Com a implementação da Brigada Verde, crianças que diariamentre supervisionam a escola e o seu exterior, verificámos que ainda há um espaço desertificado que apenas serve de esconderijo e de correria das crianças. Então decidimos colocar mãos à obra e fazer plantações nos canteiros. Porém estas estavam sempre estragadas devido à bola, pois o campo de futebol situa-se em frente ao espaço. Então numa reunião com todos os parceiros foi sugerido que arranjasse-mos aquele espaço. Com bancos de madeira e plantação de plantas trepadeiras para fazer sombra, a colocação de um quadro de ardósia reaproveitado de uma escola, seria um bom espaço para as crianças brincarem, lancharem e para todos os intervenientes educativos usufruirem como espaço de lazer, bem como os pais/EE e elementos da comunidade.

Envolvimento dos alunos

As crianças embora de tenra idade estão entusiasmados com o projeto. Trazem flores e plantas de casa para semearem e plantarem e continuam diariamente a limpar e zelar pelo espaço exterior. Este será maisum para as crianças

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Jardim de infância.

1 1 2

Ações/Atividades

Como já foi salientado as crianças plantam, cuidam do espaço embelezando-o. Já foi afixado o quadro de ardósia na parede da escola, as crianças já brincam neste espaço de forma diferente. Aguardamos as mesas de madeira e os bancos, as paletes para dazerem de biombo. Mas... o boletim metereológico não permitiu a concretização do projeto que vai continuar quando as condições climatérias o permitirem.

Recursos

materiais:Plantas, sementes, mesas de madeira e bancos, paletes, quadro, fios para encaminhar as plantas.

Parcerias

Autarquia, Junta de freguesia, associação de pais.

Calendarização

Em janeiro foi afixado o quadro Em março semeamos e plantámos diversas plantas (devido ao tempo que se tem feito sentir, vamos ter que voltar a plantar e semear) Colocação de arames para encaminhar as trepadeiras Colocação e paletes para fazer de resguardo. Em abri/Maio colocação das mesas e dos bancos.

Fase em que se encontra

Encontra-se numa fase estacionária devido ao mau tempo. Vamos ter que voltar a plantar, porque está tudo estragado e aguardamos as mesas e bancos. Apenas tem o quadro de ardósia fixado. A Junta de freguesia e a autarquia vão arranjar o pavimento uma vez que este tem gravilha, contudo devido ao tempo ainda não foi possível fazê-lo

Custos previstos

300€

Formas de financiamento previstas

A associação de pais com o apoio da autarquia e da junta de freguesia vão assegurar os cargos. No dia 1 de Junho é realizado um mercadinho rural que esperamos que ajude a minimizar os custos.

Publicado por: Escola Básica de Pessegueiro do Vouga

avatar

Professor coordenador da ideia: Celeste Maria Condessa Ferreira Madail