Concurso de ideias pela sustentabilidade

Da chuva se faz rega!

Os objetivos do projeto

Aumentar a sustentabilidade de um furo de água para rega; Armazenar água pluvial para rega; Poupar corrente elétrica.

Escola Sec. D. Manuel Martins | Setúbal

Descrição

Foi transformado um silo de cimento numa cisterna para armazenamento de água pluvial. Esta cisterna está ligada ao sistema de descarga de água da chuva recolhendo-a. A capacidade útil da cisterna é de 30 metros cúbicos, o que diminui em cinco vezes a utilização da água retirada ao furo. Para além da água que não se retirar do furo, a poupança de corrente elétrica é assinalável, uma vez que a água passa da cisterna para o depósito de rega por gravidade, enquanto que a a bomba que remove a água do furo tem uma potência considerável. Este sistema passou a integrar o Centro de Interpretação das Manteigadas (CIAM), passando a constituir mais um dos postos de sustentabilidade, chamando a atenção dos jovens entre os 7 e os 12 anos para a necessidade de utilizar o melhor possível esse recurso tão precisos que é a água potável.

Envolvimento dos alunos

Os alunos foram responsáveis pela organização da ideia e pelas propostas de alteração do silo. Divulgaram a ideia pela comunidade escolar e envolveram os alunos mais novos na implementação deste projeto. Neste momento, os alunos são os monitores do CIAM que recebem alunos do pré-escolar ao final do 2º ciclo para vistas ao centro.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Secundário.

1 1 2 3 4 5 6 7

Ações/Atividades

Recepção do silo, oferecido por uma empresa de construção; Transporte do silo para a LISNAVE pela Câmara Municipal de Setúbal; Construção da base da cisterna pela Câmara Municipal de Setúbal, com betão oferecido pela SECIL; Modificação do silo pela LISNAVE; Transporte da cisterna para a escola pela TRANSGRUA; Montagem da cisterna pela empresa de bombagem, financiado pela SECIL; Inauguração da cisterna.

Recursos

Silo de cimento; Bombas e tubagens; Betão e ferro;

Parcerias

SECIL; LISNAVE; Câmara Municipal de Setúbal; Construções 3P; Vitor Calhau, Sistema de Bombagem

Calendarização

Ano Letivo 2010/2011 - Elaboração do projeto; Ano Letivo 2011/2012 - Inicio da transformação do silo; Ano letivo 2012/2013 - Montagem da cisterna e inicio da exploração da água armazenada.

Fase em que se encontra

O sistema encontra-se completamente operacional. Falta a optimização da utilização e a instalação de contadores de água e de corrente elétrica para se saber exatamente quanto se está a poupar de cada um dos recursos.

Custos previstos

15.000,00€

Formas de financiamento previstas

Financiamento do sistema de tubagem, bombagem - SECIL Betão - SECIL Construção civil - Câmara Municipal de Setúbal Alteração do silo para cisterna - LISNAVE

Publicado por: Escola Sec. D. Manuel Martins

avatar

Professor coordenador da ideia: Carlos Jorge Cunha