Concurso de ideias pela sustentabilidade

Elementos de água da EPACSB...sua história e biodiversidade!

Os objetivos do projeto

- Criar um percurso pedestre ao longo das quatro fontes, dois lagos e duas taças com chafariz existentes na EPACSB; - Criar um roteiro de apoio ao percurso pedestre com indicação da flora presente, história da linha de água e descrição de cada um dos elementos de água; - Criar placas de identificação das plantas existentes ao longo do percurso; - Sensibilizar a comunidade educativa para o meio envolvente e os recursos naturais existentes Incentivar bons hábitos de utilização dos espaços exteriores na comunidade escolar e educativa; - Requalificar as fontes e taças de chafariz da EPACSB.

Escola Profi. Agrícola Conde São Bento | Santo Tirso

Descrição

O projeto visa recuperar os elementos de água existente no espaço da escola e o espaço envolvente, como forma de potenciar ainda mais a requalificação urbana das margens do rio Ave, em particular o percurso dos frades. Permite também complementar o conjunto de trilhos temáticos já anteriormente criados na escola. Os vários elementos de água existentes na escola, fontes e taça foram no tempo do mosteiro beneditino alimentadas pelo Rego dos Frades, que trazia água da nascente do rio Leça, por gravidade, até às margens do rio Ave, a recuperação desta memória é também um dos objetivos do projeto. Estas fontes e chafarizes são obras esculpidas em pedra, com uma História que se foi esquecendo e que agora procuraremos recuperar e divulgar juntamente com a identificação da vegetação envolvente que nos permite interpretar o seu enquadramento ecológico. A realização do projeto permitirá promover o envolvimento da população de Santo Tirso e dos alunos da Escola com a sua história, a preservação das obras de arte do passado e a preservação do ambiente envolvente.

Envolvimento dos alunos

Neste momento são os alunos do curso profissional de gestão do ambiente que estão particularmente envolvidos na pesquisa da origem do curso de água e na identificação da vegetação envolvente aos pontos de água. Posteriormente irão ser envolvidos os alunos dos cursos de técnico de jardinagem, na recuperação e manutenção dos espaços verdes envolventes e os alunos dos cursos profissionais de produção agrária e de turismo ambiental e rural na criação do trilho temático e divulgação do mesmo.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Profissional.

1 1 2 3 4 5 6 7 8

Ações/Atividades

Pesquisa da história dos diferentes elementos de água da escola e da origem do curso de água que os alimenta. Caraterização ecológica da envolvente destes espaços e identificação das plantas existentes: árvores, arbustos e herbáceas mais conspícuas. Recuperação dos pontos de água da escola (fontes, lagos e chafarizes) Recuperação dos espaços envolventes Articulação do percurso interpretativo das fontes com os percursos criados numanterior projeto da brigada verde (Trilho Amarelo - "Conhecer a Quinta"; Trilho Azul - "Preservar o ecossistema" (descobrir a mata); Trilho Verde - "Praticar no horto"; Trilho Roxo - "Descobrir os frutos"; Trilho Vermelho - "Cuidar e bem-estar animal" e com o percurso dos frades criado recentemente pelo projeto de requalificação urbana em que a escola é parceira com a Câmara Municipal.

Recursos

Humanos – alunos, professores e técnicos de campo (exploração agrícola) envolvidos no projeto Materiais - material de jardinagem, material para a limpeza e recuperação das fontes (de pedra), placas de identificação das plantas, máquina fotográfica.

Parcerias

Câmara Municipal de Santo Tirso.

Calendarização

Abril - Pesquisa da história dos diferentes elementos de água da escola e da origem do curso de água que os alimenta e identificação das plantas existentes nesses espaços Maio- Elaboração de um guião do trilho das fontes e articulação com os trilhos já existentes Junho-Outubro – Recuperação dos pontos de água da escola (fontes e chafariz) e Recuperação dos espaços envolventes

Fase em que se encontra

Até este momento foi realizado o levantamento bibliográfico do Rego dos Frades, e de referências às fontes e chafarizes da escola, assim como um levantamento dos custos Está agora a ser realizada a pesquisa da história dos diferentes elementos de água da escola e da origem do curso de água que os alimenta, com recurso a bibliografia referenciada pelos serviços culturais da Câmara Municipal e por escritos existentes na Biblioteca da Escola, bem como a identificação das plantas existentes nesses espaços. Esta a realizar-se também um levantamento dos aspetos estruturais a recuperar nas fontes e chafarizes, nomeadamente referentes à alimentação com água, impermeabilização, descarga de água, identificação de levadas antigas da mesma água (aquedutos), assim como o levantamento de rebocos, pinturas e recuperação de alguns azulejos, nas estruturas dos elementos de água.

Custos previstos

Ligações de água – 1000 euros Limpeza das pedras e reconstrução de elementos degradados – 1500 euros Placas de identificação e orientação do percurso – 1000 euros

Formas de financiamento previstas

Recursos próprios e pedido de colaboração ao municipio

Publicado por: Escola Profi. Agrícola Conde São Bento

avatar

Professor coordenador da ideia: Maria José Mendes de Sousa