Concurso de ideias pela sustentabilidade

iTEC em Saboia - investigar e divulgar o nosso património natural

Os objetivos do projeto

• Despertar a curiosidade acerca do mundo natural à sua volta e criar um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela Ciência. • Analisar, interpretar e avaliar evidências recolhidas quer diretamente, quer a partir de fontes secundárias. • Planear e realizar trabalhos ou projetos que exijam a participação de áreas científicas diversas. • Desenvolver competências linguísticas utilizando estratégias diversificadas e inovadoras. • Compreensão de que a dinâmica dos ecossistemas resulta de uma interdependência entre seres vivos, materiais e processos. • Tomada de decisão face a assuntos que preocupam as sociedades, tendo em conta fatores ambientais, económicos e sociais. • Adoção de opinião crítica face à relação existente entre a evolução e a preservação do ambiente. • Atitude atenta e interventiva face à realidade que o rodeia, em geral, e às questões ambientais em particular. • Reconhecimento da importância da criação de parques naturais e proteção das paisagens e da conservação da variabilidade de espécies para a manutenção da qualidade ambiental. • Identificação de espécies autóctones. • Reconhecimento da necessidade de preservação das espécies autóctones. • Compreensão da importância da preservação do Ambiente. • Adoção de hábitos e atitudes de respeito pelo Ambiente. • Identificação de problemas Ambientais. • Reconhecimento da responsabilidade do Homem nas transformações ambientais e nas consequências das mesmas.

Escola EB 2,3 de Sabóia | Odemira

Descrição

Este projeto surge no âmbito da participação da escola no projeto iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom), em que foi proposto o desenvolvimento de uma história de aprendizagem “Os alunos concebem um produto que responda a interesses da comunidade”, no cenário: Observação e conceção: “Visualização da superfície do planeta”, estando envolvida a docente de Ciências Naturais , tendo sido selecionada uma turma do oitavo ano. Em resumo, neste projeto os alunos georreferenciaram 3 percursos pedestres na região, efetuando saídas de campo para a “observação documentada” contando com a participação de colaboradores externos (entidades e agentes locais) que consideradas partes interessadas no produto. O produto final foi divulgado na escola e comunidade através de blogues, página da escola e das entidades interessadas, assim como dos veículos de comunicação associados ao iTEC. De referir que o projeto foi apresentado na DGE no passado dia 27 de fevereiro a uma plateia que contou com a presença do Diretor Geral, da Fernando Egídio Reis, professores representantes de várias escolas do país para além dos coordenadores do projeto iTEC. Os Temas abordados foram: Diversidade de Ecossistemas – aspetos característicos de ecossistemas ribeirinhos, costeiros e do montado; Áreas Protegidas em Portugal – importância para a preservação do património natural

Envolvimento dos alunos

Os alunos estiveram envolvidos em todas as fases do projeto: conceção e atualização de blogs; investigação / observação (saídas de campo); conceção do protótipo / produtos (percurso georreferenciado); conceção participativa (apresentação prévia dos protótipos a entidades interessadas para recolha de sugestões de melhoria); Conceção e apresentação do protótipo/produto final. (ver blogs)

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

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Ações/Atividades

Análise de exemplos de produtos finais relacionados com o cenário escolhido. Sugestão de possíveis produtos contextualizados na comunidade local. Desafio aos alunos para manipularem o Google Earth. Criação de um blogue por cada equipa. Definição de objetos de estudo – escolha de locais de interesse / percursos que se enquadrem no contexto dos conteúdos a desenvolver e com possíveis interesses da comunidade local; Calendarização das saídas de campo em função da disponibilidade dos colaboradores externos; Conceção de guiões para saídas de campo; Realização de saídas de campo aos locais escolhidos; (1ªsaída 25/10; 2ªsaída 07/11; 3ªsaída 08/11) Utilização do Google Earth e ferramentas complementares para conceção preliminar dos percursos georreferenciados. Preparação da apresentação dos protótipos a possíveis interessados por cada uma dos grupos Apresentação dos protótipos a pessoas interessadas. Recolha de sugestões e opiniões relativamente ao protótipo. Análise das sugestões e opiniões recolhidas. Tomada de decisão face a possíveis reformulações ou melhoramentos a efetuar no protótipo. Conclusão dos percursos georreferenciados e sua divulgação à comunidade através de blogues, páginas da escola e entidades ou agentes interessados. Avaliação do projeto (em equipa). Balanço do trabalho efetuado. Reflexão semanal por parte dos alunos sobre o desenvolvimento do projeto através do blog e do TeamUp. Ver blogs: http://itec-greenthinking.blogspot.com/ ; http://bloggerangels99.blogspot.com/; http://itec-rumo-ao-desconhecido.blogspot.com/ ; http://itecsaboia.blogspot.pt/ (blog da professora)

Recursos

Recursos disponíveis na plataforma do projeto iTEC; Google Earth; Exemplos de possíveis produtos disponíveis na Internet; correio eletrónico, telefone, TeamUp, webcam, computadores com ligação à Internet, Google Earth; Google Maps; Blogger, PowerPoint; Quadro interativo; Escola Virtual; manual de CN; plataforma moodle do agrupamento, Fichas de trabalho; Guias de campo e outra bibliografia; Transporte, guiões de saídas de campo, câmara fotográfica e de filmar, GPS, iPAD’s, smartphones, gravador áudio, tablet, programas de edição de imagem; videoprojector, ficha de registo de observações / comentários.

Parcerias

Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; Grupo MiraClara; Juntas de Freguesia de Saboia e Santa-Clara-a-Velha, Câmara Municipal de Odemira.

Calendarização

18/10/2012 a 07/12/2012

Fase em que se encontra

O projeto já foi concluído.

Custos previstos

800 euros

Formas de financiamento previstas

Fundos disponíveis na escola do “orçamento de estado”. Apoio do Município de Odemira no que respeita aos transportes. Candidatura ao PACE (Programa de Apoio à Comunidade Educativa) promovido pelo município de Odemira.

Publicado por: Escola EB 2,3 de Sabóia

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Professor coordenador da ideia: Rosália Antunes Ribeiro