Concurso de ideias pela sustentabilidade

" Os Verdinhos"

Os objetivos do projeto

-Fomentar boas práticas ambientais; -Aumentar o conhecimento da população escolar sobre os benefícios da política dos 3 R’s; -Sensibilizar/educar as crianças, e comunidade educativa para a preservação do meio ambiente; -Estimular o interesse das crianças, através da participação ativa; - Conhecer os diferentes tipos de materiais recicláveis; -Ganhar hábitos de separação; - Tomar consciência da quantidade de resíduos produzido na escola e em casa; -Identificar situações de má separação de resíduos; -Mudar comportamentos face à separação de resíduos na escola; - Promover a valorização do “Lixo”; -Praticar formas de reutilização. -Construir um panfleto sobre a política dos 3 R's

Escola EB1/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte | Ribeira Grande

Descrição

Equipa de monitorização das boas praticas ambientais : 4 elementos. As crianças do jardim de infância, nos intervalos , devidamente identificados com um colete "Os verdinhos" e símbolo da eco. escola", ajudarão os colegas a fazer a separação correta dos resíduos do lanche. No fim do lanche irão, acompanhados de um adulto, levar os resíduos já separados aos ecopontos situados ao pé da escola. As crianças do 2º ano turma B, também em grupos de 4 elementos, farão o mesmo procedimento à hora de almoço com os resíduos do almoço na cantina da escola.

Envolvimento dos alunos

Motivação inicial através de jogos lúdico-pedagógicos, dramatizações, histórias, canções. Todas as turmas do edifício da cantina terão um envolvimento ativo, pois as equipas serão constituídas diariamente. Todos as crianças terão uma participação semanal, controlada através de uma tabela de dupla entrada, criada para o efeito.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Jardim de infância.

1 1 2 3 4 5

Ações/Atividades

- Apresentar às outras turmas dramatizações, canções sobre este tema. Fazer e ajudar as outras crianças a fazer separação correta de resíduos; -Recolher os eco-pontos das salas e colocar corretamente nos ecopontos da cantina; - Registar diariamente em gráfico a quantidade de resíduos para o ecoponto amarelo, verde e azul; - Fazer a comparação semanal dos dados.

Recursos

- Apoio dos pais e encarregados de educação na confeção dos coletes, com aproveitamento de tecidos e outros materiais; - Fotocópias da Junta de freguesia.

Parcerias

Junta de Freguesia da Maia.

Calendarização

Março a Junho 2013

Fase em que se encontra

Fase inicial - foi feita apresentação do projeto às outras turmas, através da dramatização de uma história.

Custos previstos

Custo 100 €. Serão feitos aproveitamentos de materiais e utilizados os ecopontos já existentes na escola. Serão necessários tinteiros coloridos e fotocópias a cores a tirar do panfleto que será distribuído pela comunidade alargada.

Formas de financiamento previstas

EBI da Maia na forma de tinteiros.

Publicado por: Escola EB1/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte

avatar

Professor coordenador da ideia: Custódia Maria Bom Baptista