Concurso de ideias pela sustentabilidade

Brigada Verde Santa Clara

Os objetivos do projeto

Controlar resíduos no chão ou mal colocados nos ecopontos. Controlar desperdícios de água. Controlar desperdícios de energia eléctrica.

Escola EB 2,3 Santa Clara | Évora

Descrição

- Criação de um conjunto de regras de conduta sobre resíduos, água e energia a apresentar a comunidade escolar. - Criação de 2 equipas de 3 elementos que fiscalizarão desperdícios de água e electricidade Estas equipas procedem a fiscalização da comunidade educativa no que respeita a resíduos pelo chão e mal colocados nos ecopontos. - Serão registadas as infracções observadas em caderno criado para o efeito. Quanto um elemento da comunidade for indicado 3 vezes, será convocado a participar em acções de limpeza do espaço escolar, num intervalo a definir. - Esta aplicação de medida será registada em quadro no placard Eco-Escola. - As turmas com mais elementos indicados no quadro deverão ser sujeitas a formação especifica sobre as lacunas identificadas.

Envolvimento dos alunos

Criação de pelo menos 4 equipas de 3 elementos, que alternam durante a semana.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 2º Ciclo.

1

Ações/Atividades

- Criação de um conjunto de regras de conduta sobre resíduos, água e energia a apresentar a comunidade escolar. - Fiscalização dos elementos da comunidade escolar (professores, alunos e pessoal auxiliar) sobre resíduos no chão ou mal colocados nos ecopontos, desperdícios de água e desperdícios de energia eléctrica. - Registo das infracções observadas em caderno criado para o efeito. Quanto um elemento da comunidade for indicado 3 vezes, será convocado a participar em acções de limpeza do espaço escolar, num intervalo a definir. - A aplicação de medida será registada em quadro no placard Eco-Escola. - As turmas com mais elementos indicados no quadro deverão ser sujeitas a formação especifica sobre as lacunas identificadas.

Recursos

- Faixa de corpo para identificar a equipa. - Caderno de registo de infracções. - Pinças de recolha de resíduos. - Quadro de registo de infracções.

Parcerias

Gesamb - Gestão Ambiental de Resíduos de Évora. Câmara Municipal de Évora.

Calendarização

2º e 3º Período. Para desenvolvimento desde o início do próximo ano letivo.

Fase em que se encontra

- Criação das regras de conduta. - Inscrições para as equipas.

Custos previstos

100 euros. Para faixas identificativas e fotocopia de cadernos.

Formas de financiamento previstas

Apoio da escola e das parcerias

Publicado por: Escola EB 2,3 Santa Clara

avatar

Professor coordenador da ideia: Vítor Maltinha