Concurso de ideias pela sustentabilidade

Lixo no chão é que não!

Os objetivos do projeto

- Continuar a fomentar boas práticas ambientais; - Sensibilizar/educar toda a comunidade para a preservação do meio ambiente; - Criar hábitos de separação de resíduos, através da participação ativa em ações de preservação ambiental; - Sensibilizar as comunidade educativa e comunidade em geral para a importância da separação dos resíduos; - Promover a responsabilidade pela boa manutenção dos espaços exteriores.

Escola EB1/JI do Meiral | Vila Nova de Gaia

Descrição

Participar na manutenção e limpeza dos espaços exteriores da escola e do espaço verde que se encontra à entrada da unidade educativa cuja limpeza é da responsabilidade da autarquia. Pretende-se dinamizar uma equipa de voluntários que, ao longo do ano letivo, participem na gestão da sua sustentabilidade. É nosso objetivo, através do exemplo, sensibilizar a comunidade educativa e população em geral no sentido da manutenção asseada dos espaços comuns, pois estes proporcionam-nos uma vida mais saudável. Periodicamente, efetuaremos a recolha de resíduos no espaço publico mencionado procedendo posteriormente à sua separação e depósito nos ecopontos que encontram em frente colocados em frente à unidade educativa. A brigada verde, para além dos elementos da comunidade escolar, tem o objetivo de sensibilizar os alunos da escola Secundária Inês de Castro que têm a sua entrada ao lado da nossa e que por hábito deitam todo o tipo de resíduos para o chão, para a mudança de atitude perante os espaços públicos.

Envolvimento dos alunos

Este projeto foi iniciado no ano letivo anterior Os alunos selecionados para a atividade “Brigada verde” foram os alunos dos terceiros e quartos anos, de escolaridade, num total de 118. Semanalmente são escolhidos dois alunos por turma (por ordem alfabética da lista ordenada da turma) e, alternadamente, vão sendo selecionados, para que todos possam participar na atividade. O objetivo é que os alunos, depois de terem vestido o respetivo colete e uma luva, circulam, durante o período dos intervalos, no recreio, com o intuito de sensibilizar os colegas que têm atitudes menos próprias para com o meio ambiente. Os alunos que pertencem à brigada verde podem ainda, eventualmente, apanhar/recolher lixo que exista no recreio. Periodicamente, os alunos selecionados procedem à recolha dos resíduos deitados na via pública pelos alunos da escola secundária, à sua passagem como forma de sensibilização e exemplo para os mais velhos. Esta ação no exterior é sempre acompanhada por um docente.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 1º Ciclo.

1 3 4 5 6 7 8 9 10

Ações/Atividades

- Recolha de resíduos nos espaços exteriores (recreio) da escola; - Recolha de resíduos no espaço exterior à escola, jardim e rua de acesso e comum à Escola Secundária Inês de Castro.

Recursos

Humanos: Docentes, alunos, assistentes operacionais, encarregados de educação, Associação de Pais, Câmara de Gaia, Junta de Freguesia de Canidelo; Materiais: Coletes, luvas, sacos do lixo, contentores do lixo, vassouras.

Parcerias

Associação de Pais, Câmara de Gaia e Junta de Freguesia de Canidelo.

Calendarização

Este projeto teve inicio no ano letivo anterior pelo que vamos dar continuidade durante todo este ano letivo.

Fase em que se encontra

Neste momento o projeto está finalizado

Custos previstos

Não prevemos custos porque os coletes e as luvas foram oferecidos pela Associação de Pais e os sacos para a recolha dos resíduos foram fornecidos pela câmara de Gaia.

Formas de financiamento previstas

Não temos

Publicado por: Escola EB1/JI do Meiral

avatar

Professor coordenador da ideia: Maria Isabel Tudela